....
Para ser um seguidor, não é preciso ter um Blog, basta ter uma conta de e-mail. Click no botão abaixo " Participar deste Site".

Meus Amigos

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Natal Dicas de Etiquetas

O conjunto de regras de etiqueta é fundamental para facilitar o bom relacionamento entre as pessoas, especialmente as que não se conhecem muito bem. E as festas de natal e ano novo não ficam de fora: hábitos e cuidados específicos para o Natal existem e são bastante valorizados por anfitriões em todo o mundo. Saiba como se portar em uma festa de Natal e resolver  os imprevistos sem perder a elegância.
Chegando na ceia de natal
Foi convidado de última hora para uma comemoração de natal com familiares distantes ou amigos? Não comprou presentes? A semana do dia 24 de dezembro é famosa por ter lojas e shoppings lotados, e a pior coisa que você pode fazer é comprar um presente errado por escolher às pressas – especialmente se não conhece bem o dono da casa.
É de bom tom levar um presente para o anfitrião – afinal, ele abriu as portas de sua casa para você em uma ocasião tão íntima. Para não errar, leve algo neutro, como se estivesse escolhendo um presente de amigo secreto.  Se optar por flores de natal, leve-as em um vaso, para que durem mais que uma noite e sejam, de fato, um presente – sem cara de “mimo escolhido no último minuto”.
Antes de ir para o local, certifique-se de qual horário foi marcado, e saiba se é preciso levar algo. Provavelmente o anfitrião já terá a mesa preparada, mas levar uma especialidade caseira pode agradar bastante. Se conhecer o gosto do anfitrião, pode também levar vinho ou outra bebida alcóolica de sua preferência.
Interagindo com pessoas que você não conhece
Se você foi convidado para uma festa onde conhece poucas pessoas, lembre-se de que deve se portar com simpatia. Não se envergonhe, converse e se apresente para as pessoas – mas evite exageros com álcool e exibicionismo.
Elogiando a comida de natal
Um elogio sempre é benvindo. Seja à decoração ou aos pratos servidos pelo anfitrião. Porém, não exagere: as pessoas percebem quando estão sendo bajuladas. Ao parabenizar o anfitrião pela comida, escolha bem as palavras: você pode estar elogiando o único prato que ela comprou fora. Se isto acontecer, peça o nome do restaurante ou delicadamente elogie a escolha.
Se você é o anfitrião da ceia de natal
Faça a lista de convidados com antecedência, para que as comidas e bebidas sejam compradas na medida certa. Procure saber se algum convidado possui restrições alimentares, como vegetarianismo ou alergias. Caso haja alguém que se encaixe nesta exceção, tenha em mente a restrição na hora de montar o cardápio, para que ninguém passe fome.
Mantenha a casa bem arrumada e preparada pelo menos uma hora antes da chegada dos convidados, com as bebidas no gelo e os pratos prontos. Lembre-se que certos pratos natalinos demoram horas para ficarem prontos; portanto, devem ser preparados com bastante antecedência.
Se convidar pessoas que não partilham da mesma religião, lembre-se de não tentar convencê-la a abraçar todo o ritual cristão. A celebração de Natal deve ser uma data harmônica, e questionar as crenças dos convidados é bastante indelicado.
Se você não conhece bem as pessoas que vão estar na festa, é natural se sentir pouco à vontade. Assim como não é nada adequado querer ser o centro das atenções, sumir no fundo do sofá também não é legal. A dica para esses casos é: seja natural, mostre quem você é e não faça tipos.
Festas de confraternização da empresa
Amigo secreto e confraternizações de final de ano em empresas podem ser verdadeiros campos minados. Primeiramente, você não é obrigado a ir. Porém, muitas pessoas podem achar que você é anti-social por conta disso. Portanto, se não for, melhor dar uma desculpa – diga que já tem compromisso para o dia e, portanto, não poderá participar.
Se resolveu participar, cuidado ao escolher o presente: obedeça o valor estipulado e leve algo que não irá ofender seu amigo oculto. Melhor levar algo previsível do que errar: para mulheres, bolsas e lenços da moda são a forma certa de agradar, se você não conhece bem a pessoa. Para homens, leve artigos de escritório ou uma camisa social de cor neutra, e não se esqueça de conferir o tamanho.
Se você tirou seu chefe, trate-o como faria com qualquer outro colega de trabalho. Dar um presente mais caro que o estipulado pode não só criar inimizades em seu ambiente de trabalho – e render o apelido de “puxa-saco” – como também é um movimento inútil e fora de hora. Seu chefe não vai te promover pensando nisso.
Lembre-se de aproveitar de maneira controlada sua festa de Natal.

Um comentário:

  1. enteri com um imenso desejo de te abraçar,amei suas palavras,como estou longe vim aqui deixar meu carinho e egradecimento,tenha um feliz natal e um ano novo cheio de muita paz e prosperidade,beijo grande

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa feliz!
Deixe o seu link para que eu possa te fazer uma visita em agradecimento.
Obrigada pelo carinho...
VOLTE SEMPRE!