....
Para ser um seguidor, não é preciso ter um Blog, basta ter uma conta de e-mail. Click no botão abaixo " Participar deste Site".

Meus Amigos

sexta-feira, junho 01, 2012

Brincadeiras e Comidas

Chegou a hora da festa! Vamos dançar quadrilha, montar a fogueira e comer os quitutes deliciosos, típicos das festas juninas!
Brincadeiras divertidas
É muito divertido participar das brincadeiras tradicionais dessa época, pois, além de se divertir você também pode ganhar brindes, veja só...
Você é um bom pescador? Que tal treinar na barraca da pescaria? Pode ser na água ou na areia, mas o sortudo é aquele que conseguir pescar o peixe que equivale ao melhor brinde.
No pula saci você e seus amigos podem fazer uma competição: trace várias retas no chão, de aproximadamente dois metros. Você e cada um de seus amigos ficarão alinhados em uma delas e, quando for dada a partida vocês devem seguir pulando na reta com um único pé, igual a um saci. Ganha quem chegar primeiro na ponta oposta.
Está paquerando alguém ou quer mandar uma mensagem para um amigo ou amiga? Para qualquer uma das opções a brincadeira mais indicada é o correio elegante, basta recortar corações, balões ou bandeirinhas em cartolinas coloridas e deixar um dos lados para escrever as mensagens, o outro lado você pode desenhar e pintar como quiser. Se você não se identificar vai ficar mais divertido, pois quem receber a mensagem deverá descobrir quem a enviou.
No jogo das argolas, você primeiro deve escolher um brinde e depois basta acertar a argola correspondente a ele.
Para participar da corrida do amendoim, você deve traçar uma linha no chão e você e seus amigos devem apanhar, com uma colher, um amendoim colocando a certa distância, e trazê-lo para a linha. Vence o primeiro que juntar cinco amendoins na linha sem que eles caiam da colher antes.
Na corrida do saco, os participantes deverão colocar as duas pernas dentro de um saco na altura da cintura e ao mesmo tempo ir de um ponto de partida até outro, ganha quem chegar primeiro ao final do percurso. Não pode tirar a perna do saco, vale pular ou andar em pequenos passos, desde que as pernas mantenham-se na área determinada.
E o ovo na colher? Os participantes devem completar um percurso equilibrando um ovo cozido em uma colher na boca, sem usar as mãos.
Ganha quem chegar ao final primeiro e respeitar as regras.
Todos competem ao mesmo tempo.
Tem também o carrinho de mão, onde
os participantes se organizam em duplas e devem completar um percurso em menos tempo sendo que:
Um participante da dupla deverá colocar as duas mãos no chão e estender as pernas para que o seu parceiro a segure suas pernas. O parceiro que ficou em pé, deve elevar as pernas do seu companheiro até a altura do joelho e se posicionar entre elas.
A dupla deve correr nessa posição até a linha de chegada. Quem cair é desclassificado.
Ganha a dupla mais rápida.
No pegando maçãs,
você deverá encher uma tina com água e colocar algumas maçãs sobre a água.
Os participantes devem tentar, com as mãos para trás pegar as maçãs usando apenas a boca.
Quem conseguir pegar mais maçãs em um tempo determinado, ganha a brincadeira.
E na dança da laranja,
serão formadas duplas e elas devem dançar com uma laranja apoiada nas testas e sem usar as mãos, devem equilibrar a laranja entre os dois corpos o máximo de tempo, sem deixar que ela caía no chão.
Ganha a dupla que conseguir ficar mais tempo dançando.
Na boca do palhaço,
em uma cartolina, desenha-se o rosto de um palhaço com uma boca grade. Em seguida recorta-se a boca e a coloca-se a cartolina sobre uma caixa de papelão, sem tampa, de forma que a boca do palhaço vire um buraco.
Cada participante recebe 3 bolas e de uma distância estabelecida, devem tentar acertá-las na boca do palhaço.
Os participantes que conseguirem acertar as 3 bolas serão premiados.
Se quiser facilitar pode dar mais bolas (5) e pedir que eles acertem ao menos 3.
No jogo das argolas,
coloca-se em um determinado espaço, garrafas espalhadas e entrega-se argolas para o participante.
O objetivo é encaixar as argolas nas garrafas.
O número de garrafas entregues e o número que o participante deverá acertar podem ser determinados pela organização do evento.
Como sugestão você pode entregar 10 argolas e premiar o participante se ele acertar acima de 3.
Na cadeia, será
cercado um local isolado com faixa isolante, cadeiras ou cercas.
Escolha um delegado e seus ajudantes. Durante a festa, os convidados podem indicar as pessoas que devem ser presas.
O preso vai até a cadeia acompanhado pelos ajudantes e para ser solto, precisa pagar uma pequena quantia em dinheiro ou um mico como dançar, cantar, fazer uma imitação, etc.
Ah, e lembre-se do correio elegante e casamento na roça que também são momentos muito esperados em uma festa junina.
É hora dos quitutes
Nas festas juninas não pode faltar as barracas de doces e comidas típicas. Hummm! É de dar água na boca!
Pamonhas quentinhas, doces ou salgadas... Alguns dizem que a pamonha tem origem na receita trazida por escravos africanos, outros dizem que foram os italianos que os responsáveis por conhecermos essa delícia, há ainda quem acredita que a receita é indígena, mas o que importa mesmo é que elas não podem faltar nessa ocasião.
pé-de-moleque é um doce feito basicamente com amendoins e açúcar, mistura que combinou muito bem. O motivo para esse nome não é nada apetitoso: o motivo é que seu aspecto se assemelha aos pés dos moleques que ficavam andando descalços em chão de terra.
canjica é a favorita nessa ocasião, principalmente no nordeste, onde é tradição enfeitar a travessa principal com as iniciais do dono da casa usando canela.
Para adoçar ainda mais a festa não pode faltar o doce de leite feito em tabuleiro. É mais consistente e além do gostinho especial, derrete na boca.
É impossível esquecer da paçoca, doce preparado com amendoim, farinha de mandioca ou de milho, açúcar e sal, que delícia.
Enfeite a mesa com doces variados, em especial aqueles que fazem mais sucesso entre as crianças como o pé-de-moleque, cocada, doce de abóbora e doce de leite.

Um comentário:

  1. Olá Vania, tem um selinho para você no meu blog Minha casa eu decoro.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa feliz!
Deixe o seu link para que eu possa te fazer uma visita em agradecimento.
Obrigada pelo carinho...
VOLTE SEMPRE!