....
Para ser um seguidor, não é preciso ter um Blog, basta ter uma conta de e-mail. Click no botão abaixo " Participar deste Site".

Meus Amigos

domingo, maio 20, 2012

Atividades a partir da História-João e Maria

Créditos ao autor

Agora é só imprimir e aplicar para a turminha resolver. Espero que tenham gostado.
Deseja receber mais dessas histórias e atividades? Me  fale...
Beijim!

sábado, maio 19, 2012

Varal de Histórias - João e Maria

Queridos amigos, hoje eu tenho um convite especial para vocês... Vamos contar histórias?
Que tal ouvir a bela história:
Como agora ficou fácil contar uma história para os pequenos, e para os grandinhos também... E se quiser, você pode imprimir e fazer um lindo livrinho para presenteá-los.
E aí gostaram? Me conte...
Beijim!
"Contar uma história é dar um presente de amor"
Lewis Carrol
Créditos ao autor

sexta-feira, maio 18, 2012

A Importância de Contar Histórias para as Crianças

Como recurso psicopedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade.
Cláudia Cunha
Por que contar histórias para as crianças?
A história é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.
Qual a diferença entre ler e contar uma história?
São duas coisas muito diferentes, porém ambas muito importantes. Um texto escrito segue as normas da língua escrita, que são completamente diferentes daquelas da linguagem falada. Quando uma criança ouve a leitura de uma história ela introjeta funções sintáticas da língua, além de aumentar seu vocabulário e seu campo semântico.  Porém, aquele que lê a história deve dominar a arte de contá-la, estar preparado suficientemente para fazê-lo com apoio no texto, sabendo utilizar o livro como acessório integrado à técnica da voz e do gesto.
Além disso, quem lê para uma criança não lhe transmite apenas o conteúdo da história; promovendo seu encontro com a leitura, possibilita-lhe adquirir um modelo de leitor e desenvolve nela o prazer de ler e o sentido de valor pelo livro.
Há opiniões divergentes neste campo: alguns autores consideram que o contador sem o livro tem mais liberdade de acentuar emoções, modificar o enredo segundo as reações da criança e portanto, melhor comunicação com o público infantil. Teria ainda mais disponibilidade para trabalhar sua voz e seu gesto.
Somos partidárias, neste aspecto de que o importante é como ler e como contar, porque é preciso que se tenha técnica e preparo para despertar o desejo e o prazer das crianças.
Para que contar histórias?
Um dos principais objetivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário.
Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre as figuras e o texto lido ou narrado) o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais( toda história tem princípio, meio e fim ) Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral possa ser inferido das ações dos personagens e isso colabora para a construção da ética e da cidadania em nossas crianças.
Como selecionar histórias para ler ou contar?
Segundo Luiza Lameirão, existem dois tipos de histórias: aquelas que servem de alimento para a alma, permitindo a transmissão de valores e de imagens arquetípicas fundamentais para a construção da subjetividade; e aquelas que servem para despertar o raciocínio e o interesse da criança para formas de agir e estar no mundo
- são chamadas histórias matéria - importantes para a estruturação dos aspectos objetivos de nossa personalidade. Estas últimas devem ser selecionadas de acordo com o desenvolvimento cognitivo do ouvinte porque exigem maior compreensão racional e analítica.

quinta-feira, maio 17, 2012

Latinhas com Decoupage

Vejam quantas coisas lindas podemos fazer com aquelas latinhas de extrato, que com certeza, muitos jogam no lixo. Essas são da coleção frutinhas, farão parte das lembrancinhas do aniversário da Mirela, em Brasília.

Figuras para decoupage-Espantalhos

Agora que você já sabe como imprimir o papel para decoupage, receba essas figuras para decorar trabalhos, pastas, cadernos, agendas, prendas... podem ser usadas também, para decorar a sala de aula ou o salão no dia da festa junina.
Espero que tenham gostado...
Beijim!

quarta-feira, maio 16, 2012

Como Imprimir Papel para Decoupage

Material: Papel Couche brilhante A4 90 grs.
A impressão é feita à laser.
Goma laca incolor para impermeabilizar.
Cola branca rótulo azul
1º – Escolha a figura, passe para um pen drive e leve para imprimir em uma loja especializada em impressão a laser.
2º – No Verso da figura, passe uma demão de goma laca incolor. Deixe secar por pelo menos uma hora (pendure no varal pela ponta)
3º – Na frente da figura, passe uma demão de goma laca incolor, com muito cuidado, para não borrar, passando o pincel em um único sentido, e uma única vez sobre a figura. Deixo secar por pelo menos uma hora (pendure no varal pela ponta)
Entre uma demão e outra, Limpe bem o pincel com álcool. E deixe secar.
Pronto, é só recortar e colar em latinhas, sabonetes , caixinhas de madeira... Para colar, utilize cola branca.
Depois de colar na superfície desejada, use um pincel com as cerdas bem macias e passe uma demão de Laca acrílica. Não passe o pincel duas vezes no mesmo lugar.

terça-feira, maio 15, 2012

100 Seguidores

         
É com muita alegria que ofereço essas rosas a cada um dos meus 100 seguidores, que em menos de 6 meses, juntos chegamos. Obrigada pelo carinho e respeito pelo meu trabalho.
Fiquem com DEUS...
Beijim!